quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Mercado do Biodiesel no Brasil e no Mundo e Grandes Produtores.

As projeções mundiais previstas para 2020 pela IEA – International Energy Agency – assinalam crescente substituição das fontes de combustível de origem fóssil pelas fontes de energia renováveis(de origem de biomassa), dentre elas a cana-de-açúcar e do milho para a produção de etanol e as derivadas dos óleos vegetais de canola, de soja, de mamona, entre outros, para a produção de biodiesel.
Os fatores ambientais e o avanço dos preços do petróleo beneficiam a desenvolvimento do mercado de produtos combustíveis derivados da biomassa no mundo todo, prevalecendo o etanol, para uso em automóveis, e biodiesel para caminhões, ônibus, tratores, transportes marítimos, aquaviários e em motores estacionários para a produção de energia elétrica, nos quais o óleo diesel é o combustível mais empregado. Países que integram a União Européia e os EUA já produzem e utilizam o biodiesel comercialmente. Outros países também, tais como Argentina, Austrália, Canadá, Filipinas, Japão, Índia, Malásia e Taiwan, apresentam significativos esforços para o desenvolvimento de suas indústrias, estimulando o uso e a produção do biodiesel, assim como no Brasil.No Brasil, as estimativas de volumes previstas são de 800 milhões de litros anuais (800 mil m3) de 2005 a 2007, com o B2 (misturas de 2% de biodiesel e 98% de óleo diesel), na forma autorizativa de um bilhão de litros anuais de B2 (1 milhão de m3) na forma obrigatória nos intervalos seguintes de 2008 a 2012 e de 2,4 bilhões anuais (2,4 milhões de m3) de B5 (mistura de 5% de biodiesel e 95% de óleo diesel) a partir de 2013. 

[Grandes Produtores]
Estados Unidos 
A grande motivação americana para o uso do biodiesel é a qualidade  do meio ambiente. Os americanos estão se preparando, com muita seriedade, para o uso desse combustível especialmente nas grandes cidades. A capacidade de produção estimada é de 210 a 280 milhões de litros por ano.  A percentagem que tem sido mais cogitada para a mistura no diesel  de petróleo é a de 20% de biodiesel, mistura essa que tem sido chamada de B20. Os padrões para o biodiesel nos Estados Unidos são determinados e fixados pela norma ASTM D-6751.  É importante ressaltar que o Programa Americano de Biodiesel é baseado em pequenos produtores. 

Alemanha
A Alemanha estabeleceu um expressivo programa de produção de  biodiesel a partir da canola (colza) , sendo hoje o maior produtor e consumidor europeu de biodiesel, com capacidade de 1 milhão de toneladas por ano.  O modelo de produção na Alemanha, assim como em outros países  da Europa, tem características importantes. Nesse país, os agricultores plantam a canola para nitrogenar naturalmente os solos exauridos daquele elemento e dessa planta extraem óleo, que é a principal matéria-prima para a produção do biodiesel. Depois de produzido, o biodiesel é distribuído de forma pura, isento de qualquer mistura ou aditivação. Esse país conta com uma rede de mais de 1.000 postos de venda de biodiesel.  Nesses postos, uma mesma bomba conta com dois bicos, sendo um  para óleo diesel de petróleo e o outro, com selo verde, para biodiesel. Grande parte dos usuários misturava, nas mais diversas proporções o biodiesel com o diesel comum, até ganhar confiança no biodiesel, cerca de 10% mais barato. Esse menor preço é decorrente da isenção de tributos em toda a cadeia produtiva do biodiesel. 


 Malásia 
Na Malásia foi criado um programa para a produção de biodiesel a partir do óleo de palma de dendê. O país é o maior produtor mundial desse óleo, com uma produtividade de 5.000 kg de óleo por hectare ano. A primeira fábrica entrou  em operação em 2004, com capacidade de produção equivalente a 500 mil toneladas por ano. A perspectiva de extração de vitaminas A e E permitirá a redução dos custos de produção do biodiesel.

França 
Com capacidade de 460 mil toneladas por ano, a França é atualmente o segundo maior produtor europeu de biodiesel. As motivações e os sistemas produtivos na França são semelhantes aos adotados na Alemanha, porém o combustível é fornecido no posto já misturado com o óleo diesel de petróleo na proporção atual de 5%. Contudo, esse percentual deverá ser elevado para 8%. Atualmente, os ônibus urbanos franceses consomem uma mistura com até 30% de biodiesel.  

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