quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Bioetanol.

O bioetanol é um combustível obtido através da fermentação controlada e da destilação de resíduos vegetais, como o bagaço da cana-de-açúcar, a beterraba, trigo ou o milho. Todos esses produtos passam por processos físico-químicos (deslignificação, fermentação, destilação, etc.) até se transformarem em combustíveis.

O processo de fabricação do bioetanol é feito apartir do pré-tratamento ácido do bagaço de cana. Nesta etapa, acontece o pré-tratamento do bagaço de cana, e neste trabalho foi adotado o processo de hidrólise ácida branda, no reator o resíduo é submetido a quebra da estrutura cristalina da fibra do bagaço de cana e a recuperação de açúcares mais fáceis de hidrolisar.

Fermentação do Bioetanol: O líquido proveniente do pré-tratamento ácido, rico em açúcares, é fermentado pela levedura Pichia stipitis adaptada para ser utilizado nesta fermentação. O sólido proveniente da etapa de deslignificação rico em celulose, também é tratado. Ele passa por um processo de sacarificação por meio de enzimas e é fermentado pela levedura Sacharomyces cerevisiae.

Deslignificação do Bioetanol: A etapa de deslignificação é retirada a lignina, complexo que dá resistência a fibra e protege a celulose da ação de microorganismos porém, apresenta grande inibição ao processo fermentativo.

Destilação do Bioetanol: Na ultima etapa, ambos os líquidos provenientes das diferentes fermentações são destilados. O produto desta destilação é o etanol, que possui as mesmas características daquele fabricado a partir da cana em processo inustrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário